Pastor Garcia Vicente El Clarinete Acustica Historia y Practica

Pastor Garcia Vicente.-História E Prática Do Clarinete Acústico

El autor realiza un exhaustivo estudio y análisis de todos y cada uno de los aspectos relacionados con la acústica y organología del clarinete, con una clara vocación divulgativa, pero al mismo tiempo práctica. El objetivo principal del libro es aproximar al músico al conocimiento y la comprensión de la acústica y organología del clarinete.

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clarinete é o único instrumento da família das madeiras que se comporta acusticamente de forma diferente dos restantes congéneres, o que constitui a sua excelência particular que o torna o instrumento mais interessante do ponto de vista acústico. O desenho do clarinete ideal torna-se uma tarefa difícil e complexa devido aos desvios que ocorrem do modelo geométrico ideal devido ao seu funcionamento em tubo fechado, ao fenômeno de correção da extremidade aberta do tubo e à utilização de um único furo de gravação. Assim, a cooperação entre frequências ressonantes ? base de um tom musical ? é contaminada por estes e outros factores de natureza muito diversa, o que torna extremamente difícil a caracterização e modelação do instrumento acusticamente perfeito. Por outro lado, o clarinete, como todos os instrumentos musicais, constitui um paradigma de evolução intuitiva e não uma descoberta aperfeiçoada pela ciência. Qualquer melhoria no mecanismo trouxe mudanças na técnica e acústica do instrumento e, consequentemente, nas composições e na prática de execução, embora seja verdade que em alguns casos a evolução do clarinete tenha sido determinada pelas exigências dos intérpretes. . de um instrumento cada vez mais aperfeiçoado. O autor realiza um estudo e análise exaustivo de todos e cada um dos aspectos relacionados com a acústica e organologia do clarinete, com uma clara vocação informativa, mas ao mesmo tempo prática. O principal objetivo do livro é aproximar o músico do conhecimento e compreensão da acústica e organologia do clarinete. CONTEÚDO: Introdução 1. Princípios acústicos Referências e bibliografia complementar 2. O clarinete como tubo sonoro Impedância acústica Radiação num tubo Mecânica vibracional Conclusões Referências e bibliografia complementar 3. Funcionamento acústico Excitação da coluna de ar Estabelecimento do regime de oscilação Obtenção da escala Conclusões Referências e bibliografia complementar 4. O sistema acústico Embocadura Corpo Furos de tom Orifício de registro Barril Pavilhão Material Conclusões Referências e bibliografia complementar Conteúdo 5. Qualidade tonal e design I Fatores que influenciam a qualidade tonal Estudo do desenho Efeito colateral do furo de registro Desenho do tom furos Efeito da extremidade aberta do tubo Dedilhado cruzado Correções no tubo Conclusões Referências e bibliografia complementar 6. Qualidade tonal e design II Efeito do sino: reflexão vs. radiação Efeito da palheta Ressonâncias do trato vocal, do crânio e de outras ossidades Influência do material Temperatura e umidade Conclusões Referências e bibliografia complementar 7. Harmônicos e timbre Harmônicos no clarinete Conclusões Referências e bibliografia complementar 8. Recursos acústicos Glissando Vibrato Flaterzungge Voz e som Quarto de tom Tons combinados Sons multifônicos Outros recursos acústicos Conclusões Referências e bibliografia complementar 9. A origem do clarinete Origens dos aerofones de madeira Idade Média O chalumeau Conclusões Referências e bibliografia complementar 10. O clarinete barroco O clarinete da família Denner O clarinete de duas tonalidades O clarinete de três tonalidades Prática e repertório Conclusões Referências e bibliografia complementar 11. O clarinete clássico O clarinete de cinco tonalidades O clarinete de seis e sete tonalidades Prática e repertório básico Conclusões Referências e bibliografia complementar 12. A Família O clarinete como instrumento de transposição Clarinete agudo soprano Clarinete soprano Clarinete de amor e clarinete alto Corno di bassetto Clarinete baixo Clarinete contrabaixo Conclusões Referências e bibliografia complementar 13. O clarinete romântico I Novas tonalidades e novos aperfeiçoamentos Clarinete tipo Müller Prática e repertório básico Conclusões Referências e bibliografia complementar 14. O clarinete romântico II Clarinete tipo Sax Clarinete tipo alemão Sistema Boehm Sistema Baermann-Ottensteiner Sistema simples de Albert Sistema Romero Prática e repertório básico Conclusões Referências e bibliografia complementar 15. O clarinete no século XX Sistema Clinton Sistema Oehler Sistema Smichdt-Kolbe Clarinete da Reforma do sistema Boehm Sistema McIntyres Sistema Mazzeo Sistema Stubbins Sistema NX Outros modelos e sistemas Prática e repertório básico Conclusões Referências e bibliografia complementar Anexo I. Oscilograma Anexo II. Frequências nominais do clarinete Anexo III. Intervalos e frequências da série harmônica Anexo IV. Série harmônica da escala de clarinete Anexo V. Extensão do clarinete Anexo VI. Sinopse de avarias e anomalias acústicas Anexo VII. Mapa acústico do clarinete Bibliografia selecionada Lista de figuras Páginas: 438 Tamanho: 21*15,5 cm ISBN: 978-84-15972-12-9 Encadernação: Brochura.
Data de lançamento

Sexta, 14 Outubro 2016

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